DICAS APICULTURA COMPLETA

Algumas dicas sobre manejo do apiário trarão a você, apicultor, excelentes resultados

Dicas sobre manejo do apiário 
Escolher uma boa localização para o apiário é fator-chave par o sucesso do apicultor. O local deve estar próximo às colônias e possuir uma flora bem rica, para que as abelhas encontrem alimento facilmente. Esse procedimento é vital para as operárias, pois se tiverem de voar longas distâncias em busca de comida, gastarão tempo e energia exacerbantes. Consequentemente, a expectativa de vida destas abelhas diminuirá bastante, assim como a produção de mel.
A biossegurança promove a sanidade do apiário e a qualidade do mel
Outro fator de tamanha importância é IMPLANTAR O APIÁRIO  a uma boa distância (no mínimo 3 km) dos lixões ou ambientes similares, para evitar a contaminação das colmeias. Caso contrário, a qualidade do mel estará totalmente comprometida.
Segundo a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBio, o apiário deve estar distante a 1 km de novos apiários e áreas onde são feitos experimentos, bem como a 500 m de residências.
Quando o apicultor implanta procedimentos de biossegurança durante o MANEJO DO APIÁRIO, o mel produzido terá alto padrão de qualidade. Além disso, suas abelhas sempre estarão saudáveis e livres de qualquer tipo de doença.
Da mesma forma, a impermeabilização das colmeias com parafina/cera de abelha evita contaminação ou umidade excessiva. Já a higienização dos equipamentos e utensílios utilizados no manejo das abelhas garante a sanidade do apiário.
Passos para a limpeza dos materiais utilizados no manejo apícola:
  1. Faça uma pré-lavagem dos materiais em água corrente.
  2. Esfregue tudo com esponja e sabão neutro.
  3. Enxágue com água em abundância até retirar todo o sabão.
  4. Faça a sanitização com 250 ml de água sanitária/50 litros de água.
  5. Por fim, enxágue tudo em água corrente.
Cuidados na coleta do mel e no transporte mantêm o padrão de qualidade
De nada adianta a biossegurança e a higienização, se o apicultor cometer falhas na coleta do mel e no transporte das melgueiras. Para garantir o alto padrão de qualidade do mel, durante a coleta, as melgueiras não devem ficar expostas por muito tempo ao sol nem devem ser dispostas no chão.
Além disso, só podem ser coletados os favos que apresentarem, pelo menos, 80% da área operculada. E em hipótese alguma, podem existir crias nem pólen nos favos.
Preferencialmente, as melgueiras devem ser transportadas em veículos fechados. Se o veículo for aberto, uma lona plástica transparente (higienizada) deve cobrir o piso da caçamba, bem como as melgueiras.
Estas são práticas simples, mas que farão toda a diferença para o sucesso do apiário.
Por Andréa Oliveira.
Fonte: http://abelha.org.br

QUER APRENDER MAIS ? 
ACESSE ⇛ DICAS PRECIOSAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHÁS QUE EMAGRECEM